Ultimas postagens.

sábado, 5 de maio de 2018

Mais de 700 famílias têm benefícios do bolsa família cancelados em Santarém.

Se ficarem comprovadas as irregularidades, famílias terão que devolver o dinheiro, segundo a CGU.

Cartão do Bolsa Família (Foto: Reprodução/Redes sociais)

O Programa Bolsa Família, do Governo Federal, passou por uma “varredura” em todo o Brasil. Neste mês, 392 mil famílias deixaram de receber o benefício. Em Santarém, no oeste do Pará, 766 famílias tiveram seus benefícios cancelados. Segundo relatório da Controladoria Geral da União, se ficarem comprovadas as irregularidades, as famílias terão que devolver o dinheiro.

Segundo a gestora do cadastro único em Santarém, Márcia Lehman, em algum momento, no preenchimento do seu cadastro, essas famílias descredenciadas do programa, omitiram informações. Ela ressaltou que, na grande maioria, essas omissões acontecem no preenchimento da renda, no cadastro. A informação foi constatada após uma série de cruzamentos de sistemas.

As famílias descredenciadas no programa Bolsa Família estão sendo avisadas através de cartas. Segundo Ministério do Desenvolvimento Social, a próxima ação será a abertura de processo de cobrança de ressarcimento dos valores.

Segundo Márcia Lehman, a prefeitura não poderá interferir no processo, que já corre na esfera federal. Os casos serão tratados diretamente entre Controladoria e beneficiários.

O relatório da CGU será encaminhado para o Ministério Público Federal e os casos poderão ser alvo de inquérito na Polícia Federal e o responsável pela família pode responder criminalmente.

Segundo o relatório da CGU, caso a família beneficiária faça o ressarcimento de valores, o benefício poderá ser ativado em 12 meses, a partir da data de pagamento.

Port@l do Oeste News
G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário