Ultimas postagens.

terça-feira, 23 de maio de 2017

Biorepelente com óleos essenciais de plantas da Amazônia é alternativa contra insetos.

Feitos de óleos essenciais de plantas como copaíba, citronela e andiroba, não agridem o meio ambiente e ajudam a prevenir contra dengue e zika.


Amazônia possui uma rica diversidade de plantas medicinais espalhadas pelas florestas. De acordo com a farmacêutica Adriana Melo, na região é possível encontrar biorepelentes feitos a partir de óleos essenciais de citronela, copaíba e andiroba.

O uso de biorepelentes naturais, feito a partir de matérias primas orgânicas é uma ótima estratégia para manter longe os mosquitos transmissores de doenças como a dengue, chikungunya, zica, malária e febre amarela. Sem causar danos ao meio ambiente o biorepelente pode substituir o uso de inseticidas industrializados que geralmente são usados para combater os mosquitos e outros insetos de dentro de casa.

Os óleos essenciais são eficientes, práticos e podem ser encontrados em feiras e farmácias homeopáticas. “Vale lembrar que eles não contém substâncias tóxicas que possam prejudicar o organismo, sendo ótimas opções para adultos, crianças e gestantes. Já os químicos estão relacionados ao aumento de casos de alergias, asma, rinite e urticária”, alerta.

A maior parte dos repelentes industriais, comprados em mercados ou farmácias, são produzidos à base de um composto químico artificial chamado DEET (N,N-dietil-meta-toluamida). Este composto age nos receptores sensoriais de alguns insetos e inibe a tentativa de alimentar-se do nosso sangue. “Inclusive a Anvisa não recomenda o uso de produtos que tenham uma concentração de DEET acima de 30%, pois é prejudicial para saúde humana”, afirmou a farmacêutica.

Fonte: G1 Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário