Ultimas postagens.

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Paragominas declara calamidade pública e enxurrada mata duas crianças.


Em apenas uma hora, choveu 110mm causando alagamentos por vários bairros. Órgãos municipais e estaduais fazem mapeamento dos bairros atingidos. Mortes foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros confirmou a morte de duas crianças, que foram arrastadas pela força da água durante enxurrada que atingiu Paragominas, nesta quinta-feira (12), no sudeste do Pará. A Prefeitura municipal declarou estado de calamidade pública devido as fortes chuvas que atingiram a região. Em apenas uma hora, choveu 110mm causando alagamentos por vários bairros.

Todos os órgãos municipais foram mobilizados para atuarem nos locais de desastre e atender a população nos abrigos. Uma convocação de voluntários também já foi acionada para arrecadação de recursos junto à comunidade.

Sobre o abastecimento de água, a Agência de Saneamento (Sanepar) informa que houve rompimento de tubulação em pontos isolados, mas que os reparos estão sendo feitos. Até o início da tarde desta quinta, toda cidade terá o abastecimento de água restabelecido, segundo a agência.

Segundo a Prefeitura do município, a Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e centros comunitários de bairros estão fazendo mapeamento das comunidades atingidas, para definir ações de assistência. O sistema do Comando de Operações será instalado na cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, as enxurradas atingiram o bairro Laércio Cabeline e Promissão.

De acordo com o Governo do Estado do Pará, o tenente coronel Francisco Cantuária, coordenador da Defesa Civil, enviou para o local uma equipe formada por mergulhadores de salvamento de águas rápidas. A instituição foi acionada às 5h desta quinta.

“As primeiras informações levantadas mostram que pelo menos 100 casas teriam sido atingidas depois de cinco horas de chuvas. Também há suspeita de um possível rompimento de barragens próximo a cidade”, afirma Cantuária. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza um sobrevoo pela cidade para verificar se houve um rompimento de barragens próximo a cidade.

Rodovia PA-256

A rodovia PA-256 se rompeu no km-12, trecho entre Paragominas e a Vila Canaã. O rompimento aconteceu exatamente na extensão que havia passado por recuperação no início da semana por equipes contratadas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran). Por questões de segurança, a pista está totalmente bloqueada. Um desvio está sendo utilizado na área de uma fazenda as margens da rodovia para que se mantenha a mobilidade na região.

Port@l do Oeste News
G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário