Ultimas postagens.

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Dois fenômenos naturais causaram a forte chuva em Paragominas e a previsão é de mais tempestade na segunda-feira, diz Sipam.


Em apenas uma hora, choveu 110mm, causando alagamentos por vários bairros na noite desta quarta-feira, 11, e madrugada de quinta-feira. Previsão é de chuva fraca até domingo, 15, mas tempestade na segunda-feira, 16.

Segundo informações do Sistema de Proteção da Amazônia, dois fenômenos naturais que causam instabilidade de nuvens ocorreram ao mesmo tempo na região de Paragominas, sudeste do Pará, na noite desta quarta-feira (11). O resultado foi uma chuva intensa em um curto período e ao menos 300 famílias ficaram desabrigadas após terem suas casas invadidas pela água durante a enxurrada que atingiu o município.

O número de atingidos foi divulgado pelo Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira (12). Duas crianças morreram ao serem arrastadas pela força da água. A Prefeitura municipal declarou estado de calamidade pública devido as fortes chuvas que atingiram a região. Em apenas uma hora, choveu 110mm, causando alagamentos por vários bairros.

“O volume de chuva de 10 mm em uma hora é considerado uma chuva forte. Em apenas uma hora em Paragominas a gente teve próximo de 100 milímetros”, explicou o meteorologista Márcio Lopes.

Nesta quinta-feira o dia ficou bastante nublado em Paragominas. Mas a previsão é de chuva fraca durante os próximos dias, até domingo (15). Entretanto, é possível que ocorra uma tempestade na segunda-feira 16.


“Não sei o que aconteceu em Paragominas, se estourou represa, só sei que a cidade tá debaixo d’água”, diz uma moradora em um vídeo gravado na madrugada desta quinta-feira. Nas imagens aparecem carros completamente cobertos por água.

Solidariedade

Bombeiros e Defesa Civil prestam atendimento aos moradores das áreas alagadas. Em uma igreja, moradores de Paragominas fazem um mutirão para receber doações. Em Belém, muitas pessoas também estão se mobilizando para ajudar. Saiba como ajudar.

Port@l do Oeste News
G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário