O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas.
Professora no Centro Municipal de Educação Infantil José Procópio (Santana), em Santarém, oeste do Pará, Adriane Gisele Sá Menezes conquistou o 1º lugar na fase estadual do Prêmio Professores do Brasil, categoria Creche. Ao todo, 486 projetos foram inscritos em todo o Estado. A professora recebeu moção de aplausos, da Câmara de Vereadores, na sessão de quarta-feira (18).
Adriane se inscreveu com o projeto: A relação dos recursos hídricos com as lendas folclóricas amazônicas: na infância se produz conhecimento. No processo de preparação do projeto, a professora teve o apoio da coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil José Procópio (Santana), Aldeísa Marques, e da pedagoga da unidade, Paula Ferreira.
Segundo Adriane, a ideia de escrever um relato de experiência sobre conservação e o uso consciente da água partiu da forte ligação que as lendas amazônicas têm com a água, além da problemática da falta de água no bairro onde o Cemei está localizado. "Com isso, elaborou-se um projeto interdisciplinar que abordasse o folclore e a importância da água para nossas vidas, especialmente na rotina das crianças na Creche e de que forma poderíamos amenizar a situação da falta de água através do projeto, introduzindo a questão cultural da nossa região", contou.
No Cemei Santana, orgulho é a palavra que define toda a equipe que trabalha com a professora Adriane. "Nós estamos muito orgulhosos da professora e da equipe no geral, porque todos apoiaram. Todos acreditaram que os sonhos são possíveis e a prova está aí. Ainda existem mais etapas e o sonho continua vivo", frisou a coordenadora do Cemei, Aldeísa Marques.
Com o 1º lugar conquistado na fase estadual, Adriane agora concorre com projetos dos estados de Tocantins e Amazonas, na etapa regional, que deve ter o resultado conhecido no dia 31 de outubro.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Professores do Brasil - 2017 está na 10ª edição. É uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
Em 2017, premia seis categorias: Creche, Pré-Escola, Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º ano, 4º e 5º ano (anos iniciais), 6º ao 9º ano (anos finais) e ensino médio.
Tem como objetivos: reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil; valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações; estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação; oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais; dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.
No dia 6 de dezembro de 2017, será realizada a cerimônia de premiação da 10ª Edição do Prêmio Professores do Brasil, na Praça das Artes, na cidade de São Paulo. Nesta data conheceremos os 6 vencedores nacionais desta edição.
Portal do Oeste, seu informe online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário