Na noite desta quarta-feira (13) por volta das 21:00 horas o Corpo de Bombeiros foi acionado para combater um incêndio em vegetação de grandes proporções no Bairro Maria Madalena.
Não se sabe qual o motivo do início do incêndio, mais tomou grande parte daquela área próxima ao IFPA, (como podem ver nas imagens) colocando em risco a Instituição de Ensino e residências adjacentes.
Depois de praticamente mais de 2 horas de intenso combate as chamas que podiam ser vistas a distância, os Militares do Corpo de Bombeiros conseguiram controlar a situação extinguindo o incêndio.
Vale ressaltar que nessa época de grande estiagem com o tempo seco um simples foco como uma bagana de cigarro acesa pode causar um incêndio de grandes proporções com danos materiais ou até causar morte.
A maioria das queimadas são provocadas pela ação humana e outras, por ações criminosas, o que causam consequências sérias para o meio ambiente. O calor forte e a temperatura elevada também contribuem para as ocorrências.
Crime ambiental
Queimar é crime ambiental. A Lei 9605, de 1998prevê prisão e multa aos responsáveis. A fumaça é muito danosa à saúde, principalmente para crianças e idosos, além de prejudicar a atmosfera, por danificar a camada de ozônio. Órgãos ambientais defendem que não há necessidade de queimar, pois há alternativas corretas e legais que podem ser utilizadas.
Orientações e cuidados
Os Bombeiros alertam os moradores sobre os perigos de limpar terrenos com fogo. Além de ser crime ambiental, a baixa umidade faz com que os focos de incêndio se espalhem mais rápido.
Evite limpar terrenos com fogo
Evite descuidos que possam causar incêndio
Não deixar algo com fogo perto de áreas de vegetação
Evitar queimar lixo no quintal de casa
Aos fumantes, evitar jogar a bagana de cigarro acesa
Tenha cuidado e oriente crianças a não brincar com fogo
Evite fazer queimadas urbanas e florestais sem autorização
Faça aceiro para queimadas controladas em roçados
Terrenos com mato devem ser roçados, nunca queimados
Portal do Oeste, seu informe online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário