Ultimas postagens.

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Suposto servidor do Detran tenta aplicar golpes de venda de CNH por R$ 1 mil em redes sociais em Santarém.

Criminoso promete entregar o documento em até 24h. Detran informou que casos como estes devem ser denunciados à ouvidoria do órgão e à Polícia.


Um homem que se apresenta como servidor do Departamento de Trânsito do Pará (Detran) está usando as redes sociais e aplicativos de conversas instantâneas para aplicar golpes em Santarém, no oeste do Pará, através do compartilhamento de anúncios prometendo a venda de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Nos anúncios, o preço cobrado pelo documento é inferior ao de mercado, que leva em consideração o preço das autoescolas e taxas para que o documento seja emitido pelo órgão de trânsito do estado.

Em um trabalho investigativo, o G1 se passou por uma pessoa interessada na oferta e entrou em contato com o suposto agente de trânsito “Edimilson”, que estaria lotado na Circunscrição Regional de Trânsito em Santarém.

Segundo o suposto servidor, o procedimento deve ser mantido em sigilo e é necessário o envio de documentos pessoais pelo Whatsapp, como CPF, RG e comprovante de residência. O valor cobrado é R$ 1 mil, sendo que a metade do dinheiro deveria ser paga antes dele começar a fazer a CNH e o restante no dia do recebimento, através de depósito ou transferência bancária.

A carteira ficaria pronta em 24 horas. Depois do pagamento da primeira parcela e envio do comprovante bancário para o suposto servidor, a pessoa interessada só precisaria ir à Ciretran tirar fotos e assinar os documentos para receber a CNH. “Não precisa ir para autoescola, não precisa fazer nada. Quando estiver pronta, o senhor só precisa vir ao Detran assinar e tirar a foto”, explicava o suposto agente do Detran.

O Detran-Pará informou por nota que quaisquer denúncias relacionadas a atitudes ilegais de supostos agentes do órgão devem ser informadas a ouvidoria ou corregedoria do Detran e registradas oficialmente, por meio de Boletim de Ocorrência, à Polícia Civil.

Processos para tirar a CNH

A Carteira Nacional de Habilitação é um documento que atesta que o motorista está apto a dirigir. Ela é fundamental para qualquer condutor de veículos e permite a punição caso o motorista infrinja alguma lei.

É fundamental passar por todo o procedimento obrigatório do Detran-PA, que é o mesmo de qualquer Departamento do país. São necessários exames para averiguar a condição do futuro condutor, além de aulas práticas e teóricas que irão lhe ensinar a maneira certa de lidar com cada situação no trânsito.

Para tirar a CNH, é necessário ter mais de 18 anos, ser alfabetizado, possuir documento de RG e CPF, além de ter algum comprovante de residência.

O interessado deverá se dirigir até uma autoescola para fazer seu cadastro, imprimir uma via de pagamento para as taxas necessárias. Só então a pessoa irá até o Detran-PA fazer a coleta das digitais e tirar uma foto para o futuro documento.

Ela passará por avaliação médica, atestando que é fisicamente e mentalmente saudável para dirigir. Para isso terá que ser aprovado tanto nos exames clínicos, como também no exame psicológico.

Depois de passar por esse procedimento, o aluno poderá iniciar suas aulas teóricas. Ele aprenderá sobre as leis de trânsito, noções de mecânica, meio ambiente e até mesmo primeiros socorros.

Concluídas as aulas, o futuro motorista deve marcar seu exame teórico. Ele precisa acertar pelo menos 21 de 30 questões diversas sobre os conteúdos ministrados em sala, para então passar para a próxima etapa.

Após a aprovação no exame teórico, que pode acontecer em uma ou mais tentativas, o aluno inicia suas aulas práticas. Quando estiver preparado, ele passa pela avaliação prática, se passar receberá uma CNH provisória com validade de 12 meses.

Port@l do Oeste News
G1 Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário