Já parou para pensar o que acontecerá com sua conta do Facebook quando passar daqui para melhor? Alguém terá acesso a ela? Como descobrirão sua senha para desativá-la? Como o Facebook vai saber que você morreu e, então, exclui-la?
A preocupação é anterior ao Facebook e tem a ver com a presença digital desde as primeiras redes sociais. No saudoso Orkut, por exemplo, perfis de falecidos transformavam-se em verdadeiros memoriais. No caso do Facebook, rede mais utilizada atualmente, há duas opções.
1. Memorial
Sim, o Facebook pode transformar a conta da pessoa falecida em um memorial se um ente próximo enviar uma solicitação para tal (faça isso aqui).
A conta transformada em memorial será usada para que amigos e familiares compartilhem lembranças na linha do tempo. Além de deixar o conteúdo compartilhado pelo (ex) dono da conta intacto.
Tornar a conta em memorial é uma forma de protegê-la, afinal, ninguém mais poderá entrar nela. Entretanto, o dono pode ter selecionado um "contato herdeiro" – alguém que cuidará da conta após ter sido transformada em memorial. Porém, este contato terá funções limitadas. São elas:
Fixar publicação no perfil da pessoa
Alterar imagem de perfil e foto de capa
Responder solicitações de amizade
O contato herdeiro não poderá:
Fazer login na conta
Ler as mensagens
Caso o dono da conta não tenha escolhido um contato herdeiro, a conta não será administrada por ninguém.
2. Excluir permanentemente
O Facebook permite enviar uma solicitação para exclusão de uma conta permanentemente. Para isso, é preciso preencher o formulário (clique aqui para fazer) e ter confirmação de que você é membro da família.
Para comprovar a relação com o falecido, o Facebook aceita, por exemplo, a certidão de óbito ou certidão de nascimento. Para mais informações de documentos consulte a seção dedicada a isso.
Esta opção excluirá completamente o conteúdo associado àquele perfil, ou seja, todas as imagens e postagens serão removidas para sempre.
Por conta da política de privacidade, o Facebook não entrega a ninguém o acesso à conta de uma pessoa falecida.
Port@l do Oeste News.
Uol notícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário