Ultimas postagens.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Médica alerta para riscos com doenças que surgem no período chuvoso.


Dengue, zika, leptospirose, gripes, micoses e outras são comuns nesse tempo chuvoso de fim de ano.

O período de chuvas chegou e com ele doenças típicas desta época de ano no Pará. Dengue, zika, leptospirose, gripes, micoses e outras são comuns nesse tempo chuvoso e úmido de fim de ano.

A médica infectologista Vânia Brilhante fala sobre essas doenças e alerta para os cuidados necessários para evitá-las: “A principal delas e a que mais preocupa a gente é a leptospirose, porque começam os alagamentos. Então, a gente recomenda a precaução em relação aos lugares alagados, de evitar o acumulo de lixo para não ter a presença de roedores e de preferência utilizar sapatos fechados impermeáveis", orienta Vania Brilhante.

"Outras doenças são as micoses de pele, por conta da umidade; as gripes também são muito frequentes porque você tem aglomerados, as pessoas se reúnem mais em lugares fechados e acaba disseminando algum tipo de vírus. Não só as gripes, a gente tem observado inclusive o aumento daquelas síndromes febris, que são aquela febre com gânglio no pescoço. Sem falar na febre tifoide, hepatite A, porque as pessoas passam a frequentar os mesmos lugares onde você tem o aglomerado há a disseminação de alguns vírus e algumas bactérias", explica ainda a infectologista.

Os cuidados com idosos e gestantes deve ser maior. Não deixar água acumular evita a proliferação do mosquito aedes aegypti e consequentemente da dengue, zika e chikungunya.

Portal do Oeste News.
G1 Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário