Ultimas postagens.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Trombas d’água assustam moradores de Alter do Chão, no Pará; veja o vídeo.


Moradores e turistas da vila balneária de Alter do Chão, distante 38 Km do centro de Santarém, no oeste do Pará, se assustaram com um fenômeno natural na manhã desta quarta-feira (19). Duas trombas d’água apareceram no rio Tapajós. Segundo moradores, o fenômeno durou cerca de 25 minutos, mas não foram registrados danos em embarcações e casas no local.

O fenômeno natural aconteceu próximo à Serra Piroca, que fica em frente à orla de Alter do Chão. O clima na vila estava meio nublado e próximo ao morro as nuvens apresentavam uma tonalidade mais escura. De acordo com o músico Chico Malta, que mora às margens do rio, por volta de 11h percebeu-se uma movimentação atípica com pessoas segurando celulares em direção à serra.

“Todo mundo correu para ver o que estava acontecendo. Minha esposa viu primeiro a menor e mais fina, depois me chamou. Eu nunca presenciei isso, acho que aqui em Alter ninguém tinha visto por aqui”, disse o músico.

Ainda de acordo com Chico, após alguns minutos da primeira aparecer, a segunda tromba, que era maior, começou a se formar. “Ao se desfazer, ela partiu da água para as nuvens. Já a outra, surgiu de cima para baixo”, contou.

Formação do fenômeno

Segundo os meteorologistas, este tipo de fenômeno da natureza é muito comum, mas dependendo da intensidade da pressão do ar e também da temperatura durante a sua formação, pode causar grandes destruições. A recomendação da Capitania Fluvial e do Corpo de Bombeiros é não se aproximar da tromba d'água dentro do rio.

O fenômeno ocorre em períodos de transição de temperatura. Na região, como a mudança não é brusca, a intensidade das trombas d’água são menores.

Segundo o meteorologista e professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Júlio Tota, o problema não é só a ocorrência do fenômeno, mas sim o que provoca. As trombas se formam com o aparecimento de uma nuvem de grande movimento vertical, chamada cumulonimbus, que tem cerca de 15 km de altura. Dentro da nuvem há água e gelo sólido, além de rajadas de ventos fortes.

Tromba d’água em Santarém

No dia 22 de maio o mesmo fenômeno aconteceu em frente à orla de Santarém. A tromba d’água pôde ser vista de vários pontos da cidade e foi registrada por quem caminhava na Avenida Tapajós e das fachadas de prédios.
Veja o vídeo


Portal do Oeste, seu informe online.
G1 Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário