O Centro Regional de Saúde (CRS) recebeu a confirmação do primeiro caso de Febre Amarela no município de Aveiro, no oeste do Pará. O paciente identificado como Hilton Caetano da Cruz, de 19 anos, estava internado no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e morreu no dia 31 de maio. O resultado do exame chegou a Santarém na segunda-feira (12).
De acordo com o coordenador do setor de endemias do 9º CRS, Nezildo Oliveira, a namorada de Hilton, que está com suspeita de febre amarela, está recebendo acompanhamento médico. O exame que confirmará ou não a doença ainda não foi entregue ao órgão, assim como os dos casos suspeitos de Oriximiná e Alenquer.
Este é quinto caso confirmado da doença na região, sendo três em Alenquer e um em Monte Alegre. Como medida preventiva, o bloqueio vacinal foi reforçado na comunidade Pinhel, onde o jovem morava, e nos povoados próximos. “O bloqueio continuará em outras localidades também. A nossa equipe já fez a borrifação e as equipes de imunização voltaram novamente para vacinar quem ainda não tinha tomado a vacina”, disse Nezildo.
A suspeita é que o jovem tenha contraído a doença enquanto ele estava caçando com o pai, tendo contato direto com a área de mata – local onde o mosquito transmissor da doença habita.
Fonte: G1 Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário