Situação foi causada por falta de professores e merenda escolar, segundo relatos da mãe de um dos estudantes que retornaram.
Crianças matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Freire em Santarém, oeste do Pará, tiveram que retornar para casa nesta quinta-feira (1), que seria o primeiro dia de aula da rede municipal de ensino. A situação foi causada por falta de professores e merenda escolar, segundo relatos da mãe de um estudante.
A justificativa da insuficiência de professores para atender a demanda foi informada pela própria coordenação da instituição.
Em nota ao G1, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) informou que o ano letivo começou nesta quinta-feira (1), inclusive em algumas unidades da educação infantil. O que ocorreu é que, em algumas Umei's, pelo fato do quadro de servidores ser, em sua maior parte, formado de pessoal temporário, ainda não feita a lotação em razão do Processo Seletivo Simplificado de número 2, que está em curso, mas que deve ser encerrado no dia 19 de março, conforme o edital.
A nota esclarece ainda que no Cemei Paulo Freire, as crianças foram recebidas, foi feita a chamada geral e explicada a situação de contratação e lotação dos servidores. As atividades na instituição devem iniciar regularmente na segunda-feira (5).
Em relação a merenda escolar, houve um atraso no cronograma de entrega de algumas rotas em razão forte chuva que caiu em Santarém na terça-feira (27/02) e da inutilização da ponte do Jutaí, por moradores, na quarta-feira (28), inviabilizando a passagem do caminhão com os produtos. No Cemei Paulo Freire, a merenda foi entregue na quarta-feira.
Demais unidades de ensino
As demais unidades da educação infantil estão informando aos pais as datas de início das suas atividades. Nas escolas do ensino fundamental, como o processo de contratação dos servidores está sendo finalizado, e todas já contam com pedagogos e pessoal do quadro efetivo, não havia motivo para protelar o início das aulas.
Port@l do Oeste News.
G1 Santarém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário